Abertas inscrições para mais de 20 mil vagas em cursos técnicos gratuitos; tem vagas para Jequié, Ipiaú e Gandu

Vagas estão abertas para várias cidades. Foto: Claudionor Jr

Foram abertas nesta quinta-feira (4) as inscrições para mais de 20 mil vagas em cursos técnicos gratuitos de nível médio, em Salvador e mais de 97 cidades baianas. Os cursos serão realizados em Centros Estaduais e Centros Territoriais de Educação Profissional, além de unidades compartilhadas.

Ao todo, são 45 cursos como Administração, Segurança do Trabalho, Logística, Meio Ambiente, Agroecologia, Agropecuária, Enfermagem, Nutrição e Dietética, Análises Clínicas, Edificações, Eletrotécnica, Informática, Contabilidade, Farmácia, Química, Cozinha, Alimentos, Panificação, Recursos Humanos, Edificações, Desenho da Construção Civil, Rede de Computadores, Secretariado, Conservação e Restauro, Artes Visuais, instrumento Musical, Documentação Musical e Regência, entre outros.

Além da capital baiana, as capacitações ocorrerão em cidades Feira de Santana, Vitória da Conquista, Itabuna, Gandu, Ipiaú, Ilhéus, Jequié, Juazeiro, Senhor do Bonfim, Barreiras, Seabra, Itaberaba, Serrinha, São Domingos, Bom Jesus da Lapa, Xique-xique, Irecê, Santo Antônio de Jesus, Cruz das Almas, Alagoinhas, Macaúbas e Caetité. A relação completa está disponível no Portal da Educação. As inscrições devem ser feitas até 14 de julho, através do Portal da Educação. Ao acessar a página de inscrição, os candidatos deverão clicar em “Novo cadastro” e criar uma nova senha. Na inscrição, ele deve informar o número do seu CPF, fazer a opção do curso que deseja, escolher a unidade escolar onde quer estudar e apontar o turno de preferência.

Podem se inscrever quaisquer pessoas que tenham concluído o ensino médio e suas modalidades em colégio público ou bolsista integral em outras instituições, até o ano letivo de 2018. Isso significa que pode se inscrever até mesmo quem já concluiu o ensino médio em escola pública há 5, 10 anos ou mais e quer voltar para as salas de aula para fazer o curso técnico de nível médio. Do total ofertado, 12.510 vagas são para os cursos na forma de articulação Subsequente ao Ensino Médio. Neste caso, os candidatos devem acessar o Portal da Educação para realizar a inscrição no sorteio eletrônico, com resultado previsto para ser divulgado no dia 16 de julho. Os contemplados devem comparecer às unidades escolares para as quais se inscreveram para efetuar a matrícula no período de 18 e 19 de julho.

As demais 7.720 vagas são para cursos na forma de articulação PROEJA Médio, direcionada a jovens com mais de 18 anos, que concluíram o Ensino Fundamental. Para este público, a matrícula é feita diretamente nas unidades escolares ofertantes de Educação Profissional, no período de 18 e 19 de julho. No ato da matrícula, o estudante deve apresentar documentos como o original do histórico escolar, originais e cópias da cédula de identidade ou certidão de registro civil, do CPF e do comprovante de residência. Nos dois casos, as aulas serão iniciadas no dia 29 de julho. Mais informações, como o edital do certame e a lista das unidades ofertantes com os respectivos números de vagas, podem ser acessadas através da internet.