A Tarde/AtlasIntel: Pesquisa traz empate técnico entre Neto e Jerônimo; Otto lidera para o Senado

/ Política

ACM e Jerônimo disputam o Governo da Bahia. Foto: Reprodução

Levantamento divulgado nesta sexta-feira (5) pelo jornal A Tarde aponta um cenário de empate técnico entre o ex-prefeito de Salvador, ACM Neto (União), e o candidato governista Jerônimo Rodrigues (PT). Na pesquisa, ACM Neto aparece com 38,8% das intenções de voto para governador da Bahia e Jerônimo é opção para 37,8%. João Roma (PL) soma 13,2%, Kléber Rosa (PSOL) 1,4% e Giovani Damico 0,1%.

É a primeira vez entre as pesquisas divulgadas até aqui em que um cenário de empate técnico, quando os candidatos aparecem com o mesmo percentual considerando a margem de erro, aparece. Completam o cenário votos brancos, nulos e que ainda não decidiram em quem votar 8,6% dos entrevistados. A margem de erro é de 2 pontos percentuais para mais ou para menos. Foram ouvidas 1.600 pessoas, no período de 30 de julho a 04 de agosto em 329 municípios baianos e a pesquisa está registrada sob protocolo BA 04586/2022.

A pesquisa fez ainda um cruzamento de dados entre os votantes na eleição para presidente e para o governo da Bahia. Para quem vota em Luiz Inácio Lula da Silva para o Planalto, 57,9% optam por Jerônimo Rodrigues, enquanto 29% escolhem ACM Neto. Para quem diz votar em Jair Bolsonaro, 51,2% escolhem João Roma e 38,7% Neto.

SENADO

A corrida pelo Senado tem a liderança do candidato à reeleição Otto Alencar (PSD). Otto tem 39,2% das intenções de voto, enquanto Raíssa Soares (PL) e Cacá Leão (PL) empatam tecnicamente – ela com 16,2% e ele com 12,9%. A candidata do PSOL, Tâmara Azevedo, tem 5% e votos brancos, nulos ou que não souberam somam 26,7%.

PRESIDENTE

A pesquisa também questionou a opção dos eleitores para a presidência da República. O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) tem 63,9% e o presidente Jair Bolsonaro (PL) fica com 25,3%. Ciro Gomes surge em terceiro (4,3%), seguido por André Janones (Avante), com 2,2%, Simone Tebet (MDB), com 2%, Vera Lúcia (PSTU), com 1,2%. Os outros candidatos à Presidência apresentados pela pesquisa juntos somam 0,7% das intenções de voto do eleitorado baiano. Votos branco, nulo ou que não souberem ficam em 0,3%, segundo o jornal. Com informações do site Bahia Notícias

Deixar uma Resposta