Hospital Geral Prado Valadares realiza última captação de múltiplos órgãos em 2021

A última captação de múltiplos órgãos do ano. Foto: HGPV

A equipe da Comissão Intra-Hospitalar para Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes (CIHDOTT) do Hospital Geral Prado Valadares, em Jequié, realizou na quarta-feira (29), a última captação de múltiplos órgãos do ano.

Foram captados 07 órgãos – coração, fígado, duas córneas e dois rins – destes, seis compatíveis à pacientes da Bahia e um seguiu para o estado do Rio de Janeiro. Na somatória de todo o ano de 2021 a CIHDOTT do HGPV realizou sete captações de múltiplos órgãos beneficiando 36 pessoas e 47 captações de córneas podendo beneficiar até 94 pessoas.

Segundo a Central de Transplantes da Bahia, nos últimos anos, o Prado Valadares tem sido destaque no serviço de acolhimento familiar e doação de órgãos, sendo um dos poucos hospitais do Estado que mantém profissionais com carga horária exclusiva para atuar na Comissão e tem registrado um crescimento expressivo em número de doações, possibilitando com seu trabalho qualidade de vida a muitos pacientes que aguardam em fila de transplantes.

*por Souza Andrade