19º Batalhão de Polícia Militar reforçará divulgação do Alerta Celular no São João de Jequié

/ Jequié

O material da PM inclui QR Code. Foto: Rafael Rodrigues

Quem vai curtir o São João na cidade de Jequié, além de dançar forró, terá reforçada a importância do cadastramento no Alerta Celular. O 19º Batalhão, responsável pelo policiamento ostensivo na chamada “Cidade Sol” e em outros 12 municípios, vai distribuir no período junino um informativo com dicas de segurança. O material inclui um QR Code direcionando para site do alertacelular.ssp.ba.gov.br , além do passo a passo de como realizar a inscrição.

”Nós sabemos que locais com grande aglomeração são propícios para a ação de criminosos que atuam com furtos. Eles se aproveitam do momento de distração e euforia de quem está curtindo para entrar em ação. O 19º BPM vai atuar de forma firme para combater este tipo de crime, mas também vai estimular a prevenção, conscientizando as pessoas”, afirmou o comandante da unidade, tenente-coronel Reinaldo Souza Santos.

Além das informações do Alerta Celular –  site lançado pela Secretaria da Segurança Pública para facilitar a devolução dos aparelhos em caso de perda, furto ou roubo, além de desestimular a revenda dos itens frutos de crime,  e responsabilizar pessoas que têm o hábito de adquirir esse tipo de produto – o material produzido pela unidade também apresentará dicas de segurança o público, que já está contando os minutos para a chegada da festa.

Além da ação voltada para a festa, a unidade também já iniciou blitze educativas nas principais vias da cidade, iniciativa que será estendida para outros municípios atendidos sob responsabilidade do 19º BPM. ”É uma grande ferramenta lançada pensando no cidadão, em diminuir os prejuízos causados pela ação de criminosos, bem como romper o ciclo causado pela receptação”, concluiu.

Como se cadastrar

Para realizar o cadastro, basta acessar o site Alertacelular.ssp.ba.gov.br , vincular o CPF do proprietário ao IMEI do aparelho (para acessar o IMEI, basta clicar *#06#). Depois disso, caso seja roubado ou perca o celular, o cidadão deve entrar com login e senha cadastrados anteriormente, e clicar no ícone ”ALERTA”. Após esse passo, fazer o registro através da Delegacia Virtual ou comparecendo em uma unidade física da Polícia Civil.

O cadastro no Alerta Celular permite que, durante uma abordagem policial, seja possível constatar se o aparelho consultado tem restrição de furto e roubo. Caso seja confirmado, a pessoa que estiver em posse do item é conduzido para responder criminalmente e o item é apreendido. Já a vítima que teve o celular levado, receberá um email sendo convocado a comparecer para fazer o resgate do aparelho.

 

Os comentários estão fechados.